Uma carta para ti...

O meu nome é Mariana Ratão.
Sou mulher, filha, companheira, amiga.
Sou videógrafa, contadora de histórias e doula.
 
Nasci em 1989.  Tinha apenas 2 quilos e 529 gramas.
Diz a minha mãe que eu era tão pequenina, que a única peça de roupa que não me ficava a boiar era um pequeno casaco azul, que se parecia com um casaco de bonecas, tricotado pela minha querida avó.
Por essa altura, os meus pais compraram uma câmara de filmar. E não tardou a haver cassetes atrás de cassetes cheias das gracinhas, dos banhos, das papas e das cantigas. Tenho gravadas as festas e os teatros da escola, os Natais em casa dos avós e os tios mascarados de pai Natal. Hoje em dia guardo essas imagens com carinho e como autênticas relíquias.
 
Mas há um momento muito especial da minha infância que não tenho documentado. O meu nascimento. E é interessante pensar como registamos todos aqueles momentos importantes, mas muitas vezes deixamos de fora o dia mais importante da vida dos nossos filhos - o dia do seu nascimento.
 
Foi quando soube que a minha irmã ia ser mãe, em 2012, que este sonho de registar e contar a história do nascimento surgiu.
Enquanto acompanhava o crescimento da sua barriga pensei "Que momento maravilhoso é este. E que momento maravilhoso será aquele em que o meu sobrinho vier a este mundo". Foi então que a semente da These Golden Hours começou a germinar.
Sou videógrafa e editora de vídeo com 9 anos de experiência. Nestes anos, o meu propósito foi (e continua a ser) levar magia aos meus clientes, faze-los sonhar, levantar voo num turbilhão de emoções e regressar a uma fase marcante das suas vidas. Mas foi através do contacto com o mundo das doulas e da minha formação de doula que ficou claro que este é o meu caminho. 
Não só pelo do curso, mas principalmente pelas das minhas clientes, percebi o poder transformador e impactante que o registo destes momentos pode ter na vida das pessoas. Seja através das memórias que preserva e recupera, como por vezes o despertar de uma nova consciência sobre nós mesmas e sobre as nossas famílias.
E porque não é só a vontade de contar histórias que conta, enquanto doula passei a ter as ferramentas necessárias para compreender a fisiologia do parto e por isso estar presente de forma consciente, em sintonia e admiração pela essência do momento e em absoluto respeito pela intimidade da mulher, do bebé, e da família.
O nosso re-nascimento enquanto mulheres e o momento do parto são sem dúvida momentos que merecem ser guardados e re-visitados. Não apenas pela mãe (que poderá ter uma percepção diferente do que aconteceu devido ao maravilhoso cocktail de hormonas que o seu corpo produz), como pelo pai, mas também pela própria criança, para que um dia possa rever a história de como chegou a este mundo.
E é essa a história que quero contar. A história que nasce com cada mulher, cada homem, cada mãe, cada pai, cada filho e filha. A história que se repete desde o início da Humanidade, mas que é tão única e tão especial para cada um de nós. O início da nossa história enquanto Seres Humanos neste mundo complexo, mas ao mesmo tempo tão maravilhoso.
Sou desde já profundamente grata pela vossa confiança em mim para captar as vossas Golden Hours.
Com muito amor, Mariana Ratão
  • Preto Ícone Facebook
  • Ícone do Instagram Preto
  • Preto Ícone Vimeo

These Golden Hours - Bith Tales • thesegoldenhours@gmail.com • (00351) 963 704 321